top of page

Quem é a Su e o que faz aqui?

O meu nome é Susana Jorge, nasci em Coimbra no final da década de setenta, sou do signo Capricórnio, a mais nova de três irmãos, filha de um casal apaixonado, na altura completamente dedicado aos filhos e ao negocio familiar.

 

Fui uma criança feliz, uma adolescente que adorava ler, escrever e dançar, passava para o meu dia-a-dia a alegria destas paixões, desta época boas memórias vividas durante fins de semana na casa da avó paterna com as primas e o primo " Carlitos " o mais novo da família, entre coreografias feitas a rigor ao som de Michael Jackson, Madonna, ou até daquela música preferida da tia, que adorava as " Baleias " de Roberto Carlos.

 

A noite desses fins de semana era frente à televisão para ouvir a banda sonora do " Barco do Amor " com o sabor especial da torrada e do leite morno com chocolate, que a uma hora já tardia continuava na cozinha a preparar o caramelo para o pudim, sobremesa de domingo, aquela que ainda hoje consigo sentir o cheiro adocicado que nos fazia olhar uns para os outros e sorrir. Na manhã seguinte vestíamos a melhor roupa, afinal a missa dominical era sagrada, e os pais estavam a chegar.


Os anos passaram, cedo tornei-me mulher, mudei-me da aldeia dos arredores de Coimbra para o Algarve, região que me acolheu de braços abertos, fiz novos amigos...a vida mudou, a família continuava no coração.

Fui mãe da Ivânia, uma menina encantadora, oito anos depois, chegou o Rodrigo, um menino adorável, juntos completaram-me, mas as outras paixões também continuaram, só mudaram de forma, estavam mais ricas mas também mais discretas, no lugar de coreografia, escrevia para os meus filhos, as musicas de embalar eram minhas, os contos para adormecerem também, eles adoravam, e eu ficava feliz com o seu encantamento, eram a minha melhor obra, eu era a sua melhor história, fazia de várias personagens, fui rainha, fada, dragão, fui sereia e até um leão. Até que um dia não aguentei, eles inspiravam-me, o seu dia-a-dia pedia-me mais.

 

Decidi criar uma página numa rede social na altura recente,a qual chamei "Poesias e Contos Infantis".

Nesse dia tomei uma decisão, impus regras a mim própria, todas as segundas feiras publicaria uma história de minha autoria, essa história não poderia que ter mais de 25 linhas, tinha que falar de uma forma leve e transparente de causas que me preocupavam e de outras que me faziam acreditar num mundo melhor, faria a sua partilha com algumas amigas, escolas, associações e hospitais, para que pudessem ser lidas e partilhadas com crianças.

Alguém leu, gostou e sugeriu a hipótese de passar uma dessas histórias para livro, a mensagem era interessante. Concordei, ganhei coragem, propus a sua edição a uma editora que depois da sua analise fez a aprovação.

 

Em 2013 lancei o meu primeiro livro " Coração sem Cor " e tudo aquilo que eu pensava não existia, imaginava que editaria um livro e que o mesmo ficaria à venda em algumas estantes, com sorte esporadicamente numa ou outra montra de algumas livrarias do pais, errado, esse livro inundou-me com um trabalho magnifico com crianças e professores, levou-me a um mundo especial onde eu nunca pensei conseguir chegar, e como quando se gosta não se consegue parar, em 2016 lancei o segundo " Coração Sem Cor ... sem diferenças " a continuidade do primeiro, a caminhada continua, cada vez mais completa.

 

E agora chego aqui, a este blog, no inicio uma ideia minha que ficou adormecida, posteriormente e mais uma vez por sugestão de algumas pessoas que seguem o meu trabalho.

 

Hoje quem é a SU ( diminutivo inicialmente utilizado por uma filha de coração, pelas melhores colegas de trabalho, por crianças de várias escolas ) ... a Su é uma mulher feliz, com as suas verdadeiras paixões muito vivas e acentuadas, dona de uma paz interior enorme, fiel aos seus princípios e às causa em que acredita, uma mulher cheia de humildade e força para aprender e melhorar a cada dia as suas funções como mãe, filha, amiga e profissional, uma mulher que se sente completa ao trabalhar junto de crianças e famílias.

 

Grata a cada dia por tudo o que a vida lhe dá.

Esta é a SU e estará sempre por aqui.

  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Histórias da Su © 2018 by Susana Jorge

Designer Dayane Crespo | Colaboração Teresa Lucas

bottom of page