top of page

Livro “NIKO PANDURU E A MISSÃO ESPECIAL” por Paula Marinho

  • Foto do escritor: historiasdasu
    historiasdasu
  • 25 de mai. de 2018
  • 4 min de leitura

Atualizado: 26 de mai. de 2018






Boa noite!

É com imensa alegria que recebo no meu/nosso blogue a escritora Paula Marinho com o seu fantástico livro " Niko Panduro e a Missão Especial "

Deixo-vos um convite, conheçam um pouco melhor a escritora através da sua biografia, a sinopse da obra, onde podem adquirir, como podem contatar para apresentações.

Hoje será lançado aqui no blog um passatempo https://historiasdasu.wixsite.com/home/blog/passatempo-dia-mundial-da-crian%C3%A7a-1 , quem enviar uma frase original sobre " A importância da leitura na infância " fica inscrito para um sorteio que será feito no dia 1 de Junho com oferta de um livro devidamente autografado.

" Niko Panduro em Missão Especial " é uma excelente oferta para o Dia Mundial da Criança, não acham? Tenho a certeza que sim, recomendo, tal como eu vão adorar..

Dra Paula bem haja, hoje e sempre, grata pela sua participação, votos de muito sucesso, que futuramente muitos mais livros possa fazer chegar até todos nós.

Até breve.



BIOGRAFIA – PAULA MARINHO

Paula Marinho, nasceu a 11/06/1971 em Luanda (Angola/África) tendo presenciado na sua tenra infância aos flagelos de uma Guerra Colonial que, de certa forma, a marcaram ao longo da sua vida.

Licenciada em Investigação Social Aplicada, desde Maio de 1998 que integra a Equipa Técnica da Casa da Primeira Infância (I.P.S.S.) onde, durante largos anos, desempenhou funções de Coordenadora em diversos projetos comunitários no concelho de Loulé e onde, atualmente exerce a função de Diretora Técnica, especialmente nas respostas sociais de Creche, Pré-escolar e Casa de Acolhimento “Os Miúdos”, debatendo-se pelo bem-estar e direitos das crianças e jovens.

Voluntária na nobre causa da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Recentemente escritora com a edição da obra infantil “Niko Panduru e a Missão Especial” (fevereiro 2018) e co-autora na obra literária “2º Concurso Literário de Edições Vieira da Silva” (março 2018).

De personalidade calma e simpática, o seu gosto pela escrita e leitura, levou-a a concretizar o sonho de escrever, onde evidencia uma componente humana e solidária marcante que conduz a um modelo de conduta para os leitores.


Como surgiu ... como tudo aconteceu

Com a guerra a decorrer, em 1975, vim para Lisboa com os meus tios e deixei meus pais em África.

Nessa tenra idade, aos 4 anos, afastada de meus pais durante cerca de 1 ano, vivi com os meus tios, os quais incondicionalmente me trataram como uma filha. Os meus tios contam que eu agarrava a foto dos meus pais contra o meu peito e chorava atrás da porta…um choro silencioso.

Certo que há mais de 40 anos atrás a tecnologia não era igual à dos dias de hoje. Raramente falava com os meus pais ao telefone. E quando os vi pessoalmente pela primeira vez, após o nosso afastamento, não os reconheci. Uma outra guerra se iniciava, a da conquista, da confiança e da segurança no meio familiar.

Há 20 anos atrás fui trabalhar para a Casa de Acolhimento “Os Miúdos”, com crianças e jovens em perigo, retirados às suas famílias.

Coincidência do destino?

O motivo não é o mesmo com certeza, mas a evidência de uma separação é sempre marcante.

Há 12 anos atrás, quando o meu filho tinha cerca de 4 anos de idade, no âmbito do projecto curricular de grupo, vivenciou uma experiência enriquecedora, que é narrada neste conto infantil, numa sala de educação pré-escolar.

Apesar de não estar mencionado na obra, os brinquedos construídos com tanto carinho, foram entregues a crianças acolhidas numa instituição do Algarve. O não mencionar esta envolvência no livro foi intencional, por forma a salvaguardar nomes e entidades.

A tudo isto o que chamarei? Faz-nos pensar, não é?

E sem saber muito bem porquê (na altura) escrevi esta obra infantil. Após concluir todo o texto, reproduzi um livro em miniatura para ser lido na sala da minha filha.

A educadora e, por sinal minha amiga, guardou este livro miniatura durante 10 anos.

Um meu amigo guardou a obra em suporte informático durante 10 anos.

Em minha casa (pensava eu) a obra ficara guardada na gaveta durante 10 anos.

Em 2017, lembrei-me do que tinha escrito. Procurei por toda a casa e nada encontrei. Apenas tinha em meu poder as ilustrações que foram realizadas pela minha querida mãe.

Questionei estes meus amigos…por milagre poderiam ainda ter em seu poder alguma documentação. Apesar de não ter muita esperança pois estamos a falar de 10 anos passados.

Mas qual o meu espanto quando, na mesma semana, ambos me fazem chegar às mãos o meu conto infantil.

Foi aí que decidi editar a obra e foi assim que surgiu “Niko Panduru e a Missão especial” no mundo visível da literatura portuguesa.

Este conto infantil é uma obra familiar, sendo o personagem principal o meu filho, as ilustrações da autoria da minha mãe e as minha palavras transcritas para o papel!

É uma obra infantil que salienta a relevância dos valores humanos como a solidariedade, a partilha, a vontade de fazer uma criança sorrir e a importância que o sonho tem nas nossas vidas…e na vida de cada criança!

Nada na vida acontece por acaso e, muitas das vezes, nós próprios andamos distraídos ou preocupados, não dando conta de que o universo também contribui para o caminho que vamos traçando…


Informações Importantes


APRESENTAÇÕES:

Em escolas e bibliotecas


LOCAIS DE VENDA:

- Em Lisboa: Livraria Barata

- Em Portimão: Livraria e Papelaria Algarve

- Em Lagos: Livros da Ria Formosa

- Em Quarteira: Livraria & Papelaria Aleixo

- Porto Editora

- Feiras: Amarlivro


VENDA ON LINE:

WOOK ONLINE

https://www.wook.pt/livro/niko-panduru-e-a-missao-especial-paula-marinho/21516914

BERTRAND ONLINE

https://www.bertrand.pt/livro/niko-panduru-e-a-missao-especial-paula-marinho/21516914

VENDA DIRETA:

Paula Marinho

Tlm: 935 939 758

Email: pcssm11@gmail.com



A não perder ...





 
 
 

Comments


  • Black Facebook Icon
  • Black Instagram Icon

Histórias da Su © 2018 by Susana Jorge

Designer Dayane Crespo | Colaboração Teresa Lucas

bottom of page